- Conversas Sinceras
- Posts
- 4Cs das narrativas
4Cs das narrativas
o passo passo mais prático que você já leu
Existe uma máxima no digital sobre narrativas que confunde muita gente.
Muitos acreditam que contar histórias significa compartilhar qualquer ponta sem sentido, mas isso está longe da verdade. Histórias não são casos isolados; elas precisam ter começo, meio e fim.
Steal our best value stock ideas.
PayPal, Disney, and Nike all dropped 50-80% recently from all-time highs.
Are they undervalued? Can they turn around? What’s next? You don’t have time to track every stock, but should you be forced to miss all the best opportunities?
That’s why we scour hundreds of value stock ideas for you. Whenever we find something interesting, we send it straight to your inbox.
Subscribe free to Value Investor Daily with one click so you never miss out on our research again.
Na última semana, conversei com várias pessoas sobre esse assunto. Muitas me disseram:
"Priscila, tenho uma história linda de superação. Já sofri muito, vivi momentos de glória, cresci do zero no digital. Mas, por mais detalhada que seja essa história, ela não conecta, sempre fica uma ponta solta.”
Na edição de hoje, vamos aprofundar no conceito de narrativa. Ao final, você terá acessos aos 4Cs, com perguntas estratégicas que te ajudarão a criar sua própria narrativa.
Já falei muito sobre narrativas focadas em pontos fortes e personalidades. No entanto o jeito mais eficaz de criar a sua é olhando para dentro, não para o mercado ou o que os outros estão fazendo. Nesse livro você pode conferir melhor outros cases e se aprofundar nesse assunto.
Na edição "Coragem", discuti a importância de um olhar complexo para dentro de si mesmo, de se aceitar e então aflorar isso. As histórias que mais impactaram o mundo nasceram de um entendimento profundo de si.
Histórias são mais que ensinamentos isolados. Pegue, por exemplo, Jesus. Suas parábolas e milagres não eram apenas eventos, mas partes de uma narrativa que ganhou vida e impactou milhões. Narrativas trazem significado às histórias.
Veja só este exemplo.
Você pode contar a história do dia que você foi na apresentação do seu filho na escola e ela pode ter dois significados:
Superação: “o dia que deixei tudo pra aplaudir a vitória do meu filho.”
Confiança: "Meu filho viu que eu confiava nele e se sentiu seguro."
Perceba que 1 fato gerou 2 significados e, dependendo da situação ainda pode gerar mais outros.
Você deve está se questionando.
Ah, Priscila, mas isso não funciona com marcas como a minha que já vende e tem resultado.
A lenda e o magnata
Tony Robbins e Oprah Winfrey são exemplos de pessoas que transformaram suas histórias de vida em narrativas poderosas e impactantes.