- Conversas Sinceras
- Posts
- As estratégias certeiras para uma narrativa a partir dos seus pontos fortes
As estratégias certeiras para uma narrativa a partir dos seus pontos fortes
(o que te torna único)
"A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.”
Mateus 25:15
Certa vez recebi o feedback de uma cliente que me abriu os olhos.
Copy também é entender o lado humano da pessoa que grava.
Ela disse sobre fazer a pessoa entrar em ação com a estratégia correta.
Trabalhei com ela por mais de um ano, e, neste período, estruturamos produtos, fizemos lançamentos, perpétuos, roteiros de vídeos e criamos um movimento que fez um barulho bom na época.
E, o mais impressionante, não foram nem os resultados incríveis que conseguimos juntas. Foi o quanto consegui criar a narrativa com a personalidade dela e fazê-la fluir nas gravações. Usei o que chamo de estratégias comportamentais. Mais a frente vou te explicar melhor. Confie em mim.
Tive outra cliente também, que tinha dificuldade pra gravar vídeos. Dizia que nunca entrava no flow. Mas ao entender o perfil comportamental dela, adaptei a narrativa aos roteiros de CPLs, as copys e ela mais que voou nas gravações e nos resultados.
Fizemos múltiplos 6 dígitos juntas.
Não estou te contando, para expor meus resultados. Este é o nosso espaço para conversarmos sobre você.
Muita gente fala que copy é só ir lá e escrever um roteiro de anúncio "matador", subir no drive e enviar o link pro expert gravar.
Não, não é bem assim.
Se fosse assim não teríamos tanta gente travada e bloqueada pra gravar anúncios.
Tem anúncios que tem um roteiro tão bem desenhado, mas o expert não gosta, grava e a sensação que fica é de que você está assistindo o filme "Lagoa Azul" na Sessão da Tarde.

De lá pra cá já trabalhei com vários projetos e criei um método para as copys dos meus clientes que comporta justamente o perfil comportamental do expert.
Pois, quando entendo isso, sou muito mais assertiva nas copys e nos estímulos usados pra gerar conexão e vender para o público.
Na news de hoje, eu vou falar um pouco dessas estratégias comportamentais com foco em relacionamentos.
O meu objetivo é ser o mais prática possível. Então, já deixe o seu papel ou bloco de notas ao lado pra fazer anotações, certo?
Não, não tirei da minha cabeça. Apenas uni a minha experiência de copywriter ao aprendizado que tirei do livro Descubra Seus Pontos Fortes 2.0 na construção de narrativas poderosas e que vendem.
De onde surgiu a ideia de estratégias comportamentais?

A sua individualidade importa na sua narrativa
A vida inteira somos expostos às nossas fraquezas.
"Sua letra tá feia."
"Você canta mal.”
"Você é um péssimo jogador."
E começamos a buscar maneiras de parecermos melhor.
O problema, é que com o tempo, olhando apenas para as nossas fraquezas, perdemos também a nossa essência.
Você também se identifica com esta história? Quando você deixou de olhar suas forças pra focar em suas fraquezas?
E isso não é porque você é incompetente.
Apenas existem talentos, habilidades e paixões parte da sua personalidade que ainda não foram acessados.
"A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.
O segredo para você se diferenciar no seu mercado e do Chat GPT está dentro de você. A sua narrativa a partir de quem você é.
Que ninguém é, faz ou se comunica. Você tem a sua essência e individualidade e isso deve estar implantado na sua narrativa.
Entender isso vira a chave e te empurra para uma narrativa mais impactante com o seu público.
E a seguir compartilharei contigo alguns insights bem interessantes que passei a incrementar na narrativa dos meus clientes a partir dos pontos fortes deles.
Mas atenção
As estratégias compartilhadas aqui funcionam tanto pra marcas pessoais ou empresariais. Tenho experiência nos dois cenários. Especificamente na news de hoje vou trazer exemplos para o expert.
As informações são baseadas no livro Descubra Seus Pontos Fortes, dos psicólogos Don Clifton e Tom Rath, com mais de 6 milhões de livros vendidos.
E desde que identifiquei os meus pontos fortes e trouxe isso para a narrativa dos meus clientes a chave girou na hora das copys.
De nada adianta ficar compartilhar orientações preciosas e estratégias comportamentais se você não perceber e estiver presente para observar a si mesmo e implementar essas orientações na sua narrativa, combinado?
Começarei pelos talentos de relacionamento. Vem comigo?
Talentos de relacionamento
As pessoa que têm os talentos de relacionamento gostam e fluem tranquilamente quando se relacionam com as pessoas. Tendem a ter uma narrativa relacional. Veja só.
1. Individualização

O seu DNA te torna único.
As pessoas com características de individualização são apaixonadas pelas pessoas e enxergam o ser humano como um ser único.
Ao ter este talento você tende a ter uma postura empática e ao mesmo tempo detalhista com os seus clientes.
Gosta de acompanhar a jornada, o crescimento e a evolução de cada um, sabendo exatamente o que cada um faz.
Trazer produtos que mostram esta jornada, ajudando os clientes a reconhecerem a si mesmos na sua história é um baita diferencial.
Você envolve mais pessoas com a sua narrativa, quando se volta e contextualiza a sua história com os problemas do seu público.
Permita-se usar analogias nas suas narrativas e trazer diferentes abordagens para um mesmo tema. Assim, você se comunica com as particularidades das pessoas.
E, procure acompanhar os resultados dos seus clientes para você trazer as particularidades deles nas suas copys.
2. Adaptabilidade

Você é uma pessoa adaptável como as águas.
As pessoas que são adaptáveis constroem a narrativa da aceitação das coisas. Elas acontecem como devem acontecer.
Se este for o seu caso, você ama uma copy improvisada, como lives espontâneas ou até mesmo para gravar os vídeos.
Deixe o seu ambiente um pouco improvisado e flua nas suas copys.
Na prática, crie o seu curso ou grave as suas lives nos seus momentos de flows.
Evite roteiros muito engessados. A melhor forma de você se conectar com as pessoas é se comunicando espontaneamente.
Para não se perder nesses imprevistos, escolha um tema por vez e se esbalde nos imprevistos.
Os seus melhores insights e ideias surgem a partir desses momentos. Utilize esse talento também para fazer pequenas consultorias e ajudar as pessoas a se adaptarem com problemas que você resolve em uma live, por exemplo.
3. Conexão

A conexão é explicar o significado do todo.
As pessoas que acreditam no significado dos eventos e que tudo se conecta são significativas.
Deixe claro na sua narrativa que tudo o que você faz tem um peso maior para que as pessoas sejam inspiradas e absorvam a verdade na sua comunicação.
Ao se comunicar com sua audiência, experimente convidar alguém que não conheça para participar de sua live e perceba como essa interação pode ser rica e humana em todos os aspectos.
Você pode construir a sua narrativa a partir do diálogo explicativo de eventos e situações que estão acontecendo e que ninguém compreende.
Compartilhe também as suas experiências e de como elas poderão ser beneficiadas com o significado que podem atribuir aos imprevistos técnicos, por exemplo.
Outro ponto que você se destaca bem é em interações em grupos fechados e online com a participação de várias pessoas, porque você consegue encontrar significado para a união de todas as pessoas juntas.
Aproveite para criar hashtags que protegem uma causa acima dos interesses sociais, como algo intuitivo e misterioso.
Deixe a sua narrativa guiar as pessoas em seus talentos, ajude-as a encontrar conexões com as próprias habilidades.
Comunique o seu melhor, deixe claro os seus valores, mas lembre-se as pessoas não pensam como você e não são obrigadas a acreditarem em suas teorias.
4. Desenvolvimento

Crie a sua narrativa em torno de uma jornada de crescimento
As pessoas que se voltam para o talento de desenvolvimento tem fascinação por reconhecer e cultivar os sinais de cada passo, porque valorizam os pequenos avanços.
Você pode criar a sua narrativa a partir do potencial que você enxerga nas pessoas, para as fazerem crescer, desenvolver e evoluir como seres humanos dotados de potenciais.
Fale sobre as suas experiências, isso ajuda e convida elas a crescerem e a se desenvolverem.
Convide as pessoas para participar de suas lives e de seus eventos e peça-lhes para compartilharem os seus progressos.
Você tem paixão por ouvir essas pessoas contarem as suas histórias, não para alimentar o seu ego e sim porque isso te estimula a continuar desenvolvendo o potencial das pessoas.
Outra orientação é que você pode desenvolver a sua narrativa mais sequencial e com um objetivo mais específico de treinar as pessoas.
Reserve alguns minutos também para realizar as suas mentorias e observar o progresso das pessoas como indivíduos e seres únicos.
Outro ponto que você pode realizar é participar ou realizar eventos com o objetivo de encorajar e estimular as pessoas a continuarem se desenvolvendo. Este é o seu ponto forte, explore isso.
5. Empatia

Empatia te conecta com a necessidade do outro.
As pessoas com talentos de empatia compreendem a si e percebem os sentimentos das pessoas com muito mais facilidade.
E na narrativa você pode dialogar tranquilamente como se sente para que as pessoas se conectem com suas dores e interajam com você facilmente. Elas sentem a sua energia e você absorve tudo com muita facilidade.
Outra orientação é que a sua narrativa pode ser desenvolvida a partir da arte, exercícios que convidam as pessoas a expressarem os seus sentimentos de uma maneira autônoma e genuína.
Um exemplo interessante é que você pode desenvolver a sua mentoria pelo lado conselheiro e abrir perguntas para as pessoas se aconselharem contigo.
Você passa verdade quando se comunica a partir do que fala sobre o que as pessoas sentem.
6. Harmonia

O equilíbrio é a base da sua narrativa, fuja de conflitos
As pessoas com talentos em harmonia evitam conflitos, porque prezam pelos pontos de concordância.
Você pode evidenciar esse ponto forte na sua narrativa ao enfatizar e desenhar a sua comunicação a partir do que você concorda e acredita que seja interessante para beneficiar as pessoas.
Nas copys, prefira abordagens que prezam pela paz e pela harmonia do que abordar temas polêmicos.
Por ser uma pessoa prática você pode desenvolver as suas copys com dicas práticas e simples de serem seguidas sem ficar dando muita volta.
Deixe transparecer a sua forma de transmitir segurança e equilíbrio porque essa é a sua verdade.
E por isso, opte por temas e conteúdos que tranquilizam a sua audiência. Aborde temas e assuntos que sejam mais consenso do que para debates divergentes.
Um exemplo prático é você fazer lives com pessoas e convidar as pessoas que estão participando para interagirem e colaborarem com suas opiniões. Você flui em grupos com as interações de várias pessoas.
7. Positivo

Ajude o seu público a ver sempre o lado bom dos problemas com a sua narrativa.
As pessoa positivas gostam de interações porque enxergam o lado divertido das coisas e situações.
Abuse desse talento e grave suas copys de uma maneira leve e divertida, sem medo de julgamentos ou críticas.
Se você tiver um conteúdo técnico então, você ainda tem mais facilidade de transformar isso em algo mais divertido, porque você gosta e sente prazer em amenizar os ânimos e fazer tudo se tornar mais vívido e excitante.
Nas suas narrativas, convide as pessoas para entrarem em movimento. Uma sugestão de copy é você compartilhar os seus planos com as pessoas e convidá-las para compartilharem suas histórias divertidas.
As pessoas serão estimuladas com a sua energia para saírem do lugar, porque você compreende bem o cenário atual, mas como decide focar nos aspectos positivos de cada situação, você consegue incentivar as pessoas a olharem para o lado bom da moeda.
Compartilhe suas experiências e incentive as pessoas a compartilharem as suas histórias.
8. Relacionamento

Relacionamento é o que constrói o seu vínculo com sua audiência
As pessoas com fortes talentos em relacionamentos são extremamente focadas em amizades sustentáveis e sólidas.
E nesse caso, construa a sua narrativa a partir do desenvolvimento de um diálogo mais próximo com sua audiência.
O que você gosta mesmo é de manter um relacionamento e se aprofundar nos dilemas e nas necessidades de cada pessoa.
Você é apaixonado por construir vínculos de confiança e de ficar despreocupado com o que as pessoas vão pensar.
Experimente se comunicar mais por plataformas fechadas ou realizar lives com aquele profissional ou especialista que você admira muito.
O fato de fazer lives com pessoas desconhecidas não é tão interessante pra você.
Então antes de agendar alguma live, procure compreender melhor com quem você vai falar e conheça melhor a pessoa com quem vai dialogar.
Esse negócio de saber das novidades sobre o outro ao vivo não te interessa muito. Você gosta mesmo é de se aprofundar no que sabe e consolidar as amizades.
Ao gravar as copys pra sua audiência você pode compartilhar informações que sejam mais aprofundadas, porque as pessoas se conectam com a sua verdade.
Os seus temas precisam ser mais de conteúdos aprofundados do que rasos e que todo mundo fala.
E mais do que isso, eles precisam ter uma relação direta com quem você é e os valores que você deseja compartilhar com sua audiência.
Por hoje, estas são as estratégias de relacionamento pra potencializar a sua narrativa.
Copy não é apenas escrita.
Copy é pensar sobre pessoas.
Na próxima edição "Conversas Sinceras”eu vou trazer aqui estratégias comportamentais de influência com exemplos práticos de como você pode internalizá-la na sua narrativa.
Depois, me conta qual desses talentos fez sentido pra você. Vou adorar conhecer a sua história!
Até a próxima segunda-feira
Priscila Koelho
🧠 Meu Download Mental
✍️ [QUERO MAIS KONVERSÕES]
Aplique apenas se já vende e deseja escalar as suas vendas em 2024 com uma narrativa poderosa e impactante, sem você sacrificar os seus valores. Para saber mais sobre os meus serviços preencha o formulário clicando aqui.
📕 (1) O que estou lendo:
* Terminei o livro O Cérebro da Criança, vou precisa ainda de mais alguns dias pra testar tudo que aprendi com ele sobre narrativas. Confesso, que ele deveria ser o primeiro livro em um curso de copy. Muito conhecimento prático sobre comportamento humano.
✍️ (2) O que estou escrevendo:
Nesta semana escrevi vários anúncios para os meus clientes e também sobre mim. E o exercício de gratidão tem me ensinado muito. Quem sabe faço uma edição e te conto mais?
🎥 (3) O que estou assistindo:
Acompanhando as aulas do Rennan Mezabarba, o cara é bravo mesmo na mentalidade. Mostra a verdade dele nua e crua. Aprendendo e aplicando tudo. Compartilho um pouco nos meus stories.
Curiosidade: Dia 16/01 é o meu aniversário, celebrando os meus 33 aninhos com muita saúde e riquezas. Tem coisa melhor que isso?