- Conversas Sinceras
- Posts
- RIR e o seu novo significado
RIR e o seu novo significado
(
Você sabia que as suas experiências boas ou ruins refletem em seus resultados?
E você também sabia que estas experiências têm a ver com a sua narrativa de vida e impacta no quanto a sua marca influencia as pessoas?

Qual história você se conta?
No início desse ano recebi o convite pra participar do evento com o Márcio Michelli em Ribeirão Preto.
Digamos que visualmente parecia que nada tinha acontecido, mas as palavras e a experiência que extrai do ambiente me trouxeram uma nova visão e me fez sentir na pele a adrenalina da mudança.
Tudo começou com um convite especial feito por uma amiga. Foram 3 dias intensos de muito conhecimento e desbloqueio.
No primeiro dia veio a clareza do que estava vivendo. De um lado uma mulher machucada pela vida e as circunstâncias. Do outro, uma nova mulher nascendo pra vida.
No segundo dia, fui trabalhar nas minhas crenças, fazendo reflexões e conexões com a minha infância.
No terceiro dia, pensei: “como vou me lembrar desse dia?” Tudo acontece tão rápido em nossas vidas!
É muito fácil querer mudança e se empolgar num evento assim. O coração queima, nossa frequência vai nas alturas e a leveza de não ter pessoas te puxando pra baixo torna tudo mais fácil e excitante.
Ainda mergulhada em meus questionamentos, chega esta pulseira junto com uma experiência sobrenatural no terceiro dia.

Passado resolvido, futuro decidido
O interessante dessa pulseira foi porque ela tem uma frase que fecha um ciclo e inicia outro: “Passado resolvido, futuro decidido”. Não, não foi de uma hora pra outra fisicamente, mas espiritualmente foi no mesmo momento.
Nem 6 meses se passaram e eu já fiz muitas mudanças na minha vida. Ao usar esta pulseira não lembro apenas da experiência, lembro-me e ativo em mim a mesma energia daquele momento.
Uma energia de ação, ativação, ousadia, coragem pra fazer as mudanças necessárias que eu preciso fazer em minha vida.
E você deve está se perguntando, o que isso tem a ver Pri?
É que toda e qualquer mudança que você faça em sua vida é sobre a história que você se conta.
As pessoas gostam de entulhar lembranças no fundo do baú que perdem excelentes oportunidades de fazer durar cada experiência transformacional.
Ei, a vida não é apenas sobre viver um momento, é sobre perdurar lembranças,
Ei, a vida não é apenas sobre viver um momento, é sobre perdurar lembranças, que seja uma foto, uma pulseira, uma música, uma camiseta. Tudo comunica.
E o mais louco disso, é que toda e qualquer mudança que você faça, esconde a história que você conta. A sua narrativa de vida.
Tonny Robbins tem uma frase que diz muito sobre mudança: “Muda sua história muda sua vida,” explico melhor no 4Cs das narrativas.

Tonny Robbins
As mudanças que você faz na sua vida são sobre as histórias que você se conta.
Qual é a história que você insiste pra continuar doente?
Qual é a história que você se conta pra relacionamentos ruins?
Qual é a história que você se conta pra ficar sempre apagando incêndio em sua vida?
Qual é a história que você se conta pra continuar com os mesmos resultados?
Qual é a história que você conta em seus eventos?
Entender a causa por trás dos seus comportamentos é o caminho pra mudança que você precisa.
Entender a causa por trás dos seus comportamentos é o caminho pra mudança que você precisa.
Toda e qualquer transformação vai além de viver um momento, é sobre durar o momento. Ter lembranças e memórias afetivas que te lembrem da emoção da sua nova versão.
O Dr Joe Dispenza, conferencista internacional, investigador e educador especialista em epigenética e neurociência, diz em suas palestras o seguinte: “mais do que apenas falar, as mudanças que precisamos estão em nossas emoções.” Você precisa se conectar tanto com a sua espiritualidade que ela se sobressaia a matéria (corpo).
E aí você deve está pensando o que isso tem a ver com narrativa?
Lembra que falei da pulseira? Ela me lembra um dia poderoso em minha vida. O início de uma nova estação e o mais impressionante, ela me lembra do futuro que eu decidi pra minha vida.

O início de uma grande mudança
Ao traçar uma narrativa de impacto para o seu negócio, você também ficará na memória de outras pessoas. Pense nisso.
Quando o Dr Joe Dispenza diz a respeito das emoções, lembro-me dessa energia que a pulseira me faz sentir novamente, como um ativador de boas memórias, sobre a narrativa da minha vida.
Então você deve está se perguntando. Legal tudo isso, Pri. Mas como vou saber fazer isso no meu dia a dia?
Chamo esse processo de RIR, a maneira mais simples de você criar significado para as suas experiências. Foi o que usei e uso no meu dia a dia.
Quem me conhece sabe bem que sou uma mulher alegre e de bem com a vida, independente das circunstâncias e você também pode ser.
Reconhecer
Entender o seu processo e identificar os seus bloqueios te ajuda a ter contato com a sua sombra mais escondida.
É ela que vai te mostrar a versão atual da tua vida e te mostrar o seu estado atual.
Quando cheguei no evento dei de cara com minhas sombras a partir da clareza e reconhecimento do que precisava ser ajustado em mim.
Márcio Michelli usou esse mesmo pensamento quando montou a narrativa do evento. Ele foi além de mexer nas dores e problemas, a ideia clichê que ninguém consegue engolir mais no digital. Mais a frente vou te explicar melhor como foi a narrativa. .
Identificar
E após reconhecer, você começa a pontuar as mudanças que gostaria de fazer em sua vida. Não dá pra você olhar as suas sombras e querer mudar tudo de uma vez. Ser específico e dar os nomes é o segredo.
No evento, eles reforçaram a ideia de identidade, focaram nos aspectos que nos lembrassem da infância e girava em torno de trabalhar essas emoções.
Pois é o encaixe de experiências com as memórias que fortalecem a narrativa não apenas do evento, mas em qualquer área da vida.
As pessoas gostam de complicar, mas criar uma narrativa impactante e transformadora é sobre você traçar uma linha lógica e unir elementos que contribuem para o sentido final da narrativa.
Recriar
Uma vez que você tem a experiência e os aspectos que você quer mudar em sua vida ou na vida de outra pessoa, você tem o que precisa pra criar uma narrativa.
A ideia da pulseira veio justamente pra reforçar a ideia de identidade, sabe por quê?
Porque quando uma criança nasce ou estamos em um evento ou no hospital somos identificados pela pulseira. Nome, idade, sexo, tudo é descrito na pulseira.
E essa identificação da pulseira casou super bem com o significado da narrativa, a transformação e foi olhando pra essa pulseira que vem a minha memória e emoções tudo que eu vivi lá atrás, no início do ano.
Então, você deve está se perguntando. Como você chegou nessa explicação pra narrativas de vida e negócios? Como posso trazer isso pra minha marca e marcar a memória das pessoas que me acompanham?
Criando narrativas que impactam e transformam. Não usando mais uma copy meia boca que fala o que todo mundo diz.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é o seguinte: a narrativa da sua vida tem a ver com a sua história.
Se você mapear bem a sua história e olhar pra cada fase, desde o início da sua jornada, perceberá que os padrões e as constantes buscas te mostraram os buracos que você tentou a vida inteira preencher.
Até que chega o momento de você perceber o sentido desses buracos. Por isso, se fala tanto em avatar transformado, é quando a pessoa chegou numa fase da vida em que finalmente conseguiu o que buscava a vida inteira. Você já olhou pra sua história? Sabe como conectá-la ao seu público?
Não dá pra estender muito esse assunto aqui nessa edição, mas num papo privado e só entre eu e você consigo te explicar melhor e te orientar a respeito da sua narrativa de vida e do seu negócio.
Estou falando do método RIR e da condição zero que liberei apenas pra 3 melhores respostas.
Vai ser uma conversa mais profunda, porque vou te ouvir e te entregar a narrativa do seu negócio a partir da sua narrativa de vida.
Uma conversa franca, direta e sem meia volta.
Se tem algo que mexeu muito comigo nesses meses após esse evento, e também atuando nos bastidores de projetos milionários e sendo lida por milhares de mulheres, a vida só vale a pena se for pra impactar e transformar milhares de pessoas.
A sua história de vida nunca é somente pra ficar com você, ela é o que as pessoas precisam pra viver. Lembre-se disso.
Preencha pra receber o transbordo de quem já escreveu narrativas impactantes e transformadoras.
Te espero na próxima edição,
Pri
🧠 Espionando a minha mente
✍️ Método RIR
Preencha o formulário, os 3 melhores vão ganhar uma consultoria gratuita de narrativa. A sua chance de ter acesso a narrativa que vai mudar o seu negócio de patamar.
✍️ (2) O que estou fazendo?
De tanto acompanhar os meus filhos, comecei no universo das artes marciais e tem sido transformador aprender sobre a filosofia do Kung Fu. Um esporte que valoriza muito a resiliência e a disciplina nas pequenas escolhas. Vale muito a pena.
✍️ (3) O que estou lendo:
Sempre gostei muito de histórias de superação. Em Nada pode me ferir, David se superou e deu a volta por cima, a partir da sua narrativa de vida. Ele contou uma nova história e então teve novos resultados. É sobre recriar a própria vida. Recomendo muito que você leia e depois compartilhe os seus aprendizados.