- Conversas Sinceras
- Posts
- Os talentos que vestem as mentes mais inquietas
Os talentos que vestem as mentes mais inquietas
(chegam a ser estranhas)
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2
Queria te apresentar uma história inspiradora pra falar de um tema inquieto e, por mais que abrisse as gavetas do meu Shopping Lucrativo, nada parecia servir nela.
Mas como o meu mentor de negócios, o mago dos alquimistas Henrique Carvalho sempre diz, escrever é a melhor forma de se inspirar e cá estou finalizando esta news, pelo começo.
Hoje o tema me representa. O livro te permite fazer este teste gratuitamente e dois dos meus pontos fortes é a ideação e a intelecção, então sei bem o que é pensar em um projeto 360 graus, rsrs… Quando souber os seus me conta!
Se você olhar a biografia de pessoas como o louco Adolf Hitler, o irreverente Luís Felipe Pondé, o questionador Mário Sérgio Cortella e o provocador Pablo Picasso perceberá que por trás das ideias surpreendentes escondem mentes transformadoras, criativas e inconformadas com o comum.

Mentes inquietas que marcaram suas épocas
Apesar de nem sempre serem usadas para o bem, pessoas mal intencionadas podem, sim, fazer um estrago com os seus talentos.
Pra estas pessoas, o pensamento livre, as discussões e as transformações são poderosos ingredientes para dar um novo sabor à vida e às experiências.
Deu pra sentir o que te espera pela frente? Relaxe, pegue seu bloco de notas, caneta e uma mente livre, que na edição de hoje nós vamos desvendar os talentos por trás das mentes estranhamente inquietas.

Escrever é organizar os pensamentos.
O que é o pensamento estratégico
No livro, o autor fez um estudo científico e constatou que pessoas que ativavam os pontos fortes eram mais felizes, produtivas e extraordinárias.
Tem uma frase do livro que diz o seguinte:
“Quando somos capazes de investir a maior parte de nossas energias no desenvolvimento de nossos talentos naturais, há um espaço extraordinário para o crescimento.”
Há 10 anos eu era apenas uma auxiliar de escritório no departamento de análise de crédito e cobrança.
Até que questionando os constantes sangramentos financeiros no departamento, tive a brilhante ideia de modificar o processo de concessão de crédito.
Muito segura, acreditei piamente que seria uma boa ideia.
Chamei minha supervisora e, toda feliz, mostrei o meu projeto e contei as minhas ideias.
Na hora ela me respondeu:
– Deixa pros grandes. Você não é paga pra pensar, Priscila. Estamos aqui pra apenas executar.
Aquilo foi meio que um soco no meu estômago.
Ainda sem digerir aquelas palavras, continuei.
E após essa ideia doida, eu tive outra mais louca ainda. rs

Mentes inquietas geram ideias diferentes.
Montei o projeto e cheguei no meu gerente pra compartilhar (sim, falei com o cabeça).
E minha mente menina, acreditava piamente no projeto, quando escuto:
– Gostei da sua ideia, pode desenvolver o projeto.
E, após ser criticada por uma ideia fraca, eu, Priscila fui responsável por executar um dos projetos de Risco de Fraude mais detalhados que existe. (sim, tenho uma pegada de Sherlock Holmes, cuidado comigo) ;)

A boina e a cara de detetive. rs
Desenhei e criei desde o projeto inicial até o treinamento das equipes. Foi uma mudança radical nos processos de mais de 30 lojas.
E eu nem conto isso pra me gabar, esta história é pra te inspirar. É para você olhar pra sua história e perceber que os seus pontos fortes estão bem coladinhos a você para serem achados.
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre (...)
E após analisar as ideias sem pé e nem cabeça das ideias lucrativas que já colocaram muito dinheiro no bolso dos meus clientes, tudo passou a fazer mais sentido.
Comecei a me aceitar mais e entender que não entro num projeto pela metade. Sou inteira em tudo e, isso tem a ver com o meu ponto forte.
É importante ressaltar aqui, que ponto forte não justifica nossas péssimas escolhas. Nós somos seres humanos com total capacidade de nos transformarmos.
Voltando ao assunto, o seu talento está nos pequenos detalhes da sua vida.
Ele se manifesta nas suas previsões para o futuro, ou de está sempre analisando o passado. Ou quem sabe, você seja um doido pelo saber, e a fascinação pelo conhecimento é o que te inspira todos os dias. Reflita a respeito disso.
Identificou? Então já pega o seu bloco de notas e sua caneta que hoje vamos falar dos pontos fortes ligados ao pensamento estratégico e como você pode tirar o melhor proveito deles.